ARTE E ESTILO
Arte e Estilo: As Tecelãs de Chinchero
  • Share :
STORY
image movie

Chinchero é um verdadeiro passeio ao passado, uma vez que abriga relíquias e resquícios de toda uma civilização, como construções Incas de mais de dois metros de altura, e restos dos três templos Titiqaca, Pumaqaqa e Chincana.

 

Continuando nossa peregrinação pelas belezas do Peru, encontramos um pequeno vilarejo, a 40 minutos de Cuzco, que na época dos Incas era um importante centro urbano que dava acesso direto para Machu Picchu: O Centro Arqueológico de Chinchero. O distrito peruano é um verdadeiro passeio ao passado, uma vez que abriga relíquias e resquícios de toda uma civilização, como construções Incas de mais de dois metros de altura, e restos dos três templos Titiqaca, Pumaqaqa e Chincana. De todos esses detalhes encantadores, a igreja construída durante os anos da colônia talvez seja o que mais se destaque, com lindas pinturas de temas sagrados e uso de cores intensas como vermelhos, amarelos, dourados e tons de terra.  

 

É em Chinchero que uma tradição centenária sobrevive: a das mulheres tecelãs da região. O tecido faz parte da história e tradição do local, se tornando um verdadeiro evento social, relembrando e reafirmando os valores e costumes dos antepassados, em práticas passadas de geração em geração.

elenara_chinchero

 

Preservando as técnicas têxteis andinas da extinção, as peças criadas por aquelas mulheres talentosas são cheias de significados, símbolos e códigos, de forma que não existem dois tecidos iguais. É tudo singular e exclusivo. Usando lãs dos pelos das llamas ou alpacas, essas guardiãs da tradição andina tingem as linhas com diversos pigmentos naturais, retirados de plantas (cactos, por exemplo) ou do solo, criando as mais diversas e vibrantes cores, tudo em um processo longo e minucioso, cheio de atenção e dedicação, resgatando séculos de cultura e história. A habilidade das artesãs para traças desenhos étnicos com o ruki, uma agulha feita de ossos de alpaca, em uma rapidez e eficiência impressionantes. O resultado são casacos, cachecóis, ponchos, xales e outras peças quentinhas e muito bonitas!

 

merchinchero7


A feira de Chinchero onde são expostos e vendidos os trabalhos de artesanato das tecelãs é reconhecida internacionalmente pela qualidade e singularidade do trabalho. O melhor dia para visitar a feira é aos domingos.

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
YouTube