ROTA FRESH
Rota Fresh: A arte de NYC
  • Share :
STORY

The Met e Solomon R. Guggenheim, duas preciosidades de NYC

 

Nova York é a cidade das possibilidades. É possível encontrar restaurantes de todas as partes do mundo e descobrir seus encantos pela cidade inteira. Nova York é a cidade que não dorme, cidade da música, da moda e, principalmente, cidade da arte! Nossa primeira parada hoje te mostra um pouquinho do repertório artístico de NY com o Metropolitan Museum of Art, ou para os íntimos: “The Met”.

Localizado na 5ª avenida, uma das ruas mais famosas de NY, o Met é parada obrigatória no roteiro pela cidade, nem que seja para apenas tomar um lanche nas escadarias da fachada do museu, famosas por aparecerem em diversos filmes e séries – como Gossip Girl.

O Museu é o maior dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo e conta com acervos riquíssimos de obras européias, asiáticas, modernas, contemporâneas e antigas – incluindo peças da Grécia, Roma e Egito Antigo).

No topo do museu, há um “Roof Garden”, um jardim no ponto mais alto do prédio, que conta com um café e um bar, oferecendo uma das vistas mais lindas do skyline de Manhattan. Desde 1998 o jardim recebe exibições de artistas especiais todo verão – entre eles Roy Lichtenstein e Jeff Koons.

 

Continuando nossa rota cultural artística, chegamos no Museu Solomon R. Guggenheim, também localizado na 5ª Avenida, e especializado em arte moderna. O Guggenheim já chama atenção pela arquitetura sofisticada e moderna, sendo famoso pelas curvas orgânicas desenharas pelo famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright.

Localizado em frente ao lago Jaqueline Kennedy Onassis no Central Park, o museu tem uma coleção em constante expansão de obras impressionistas, pós impressionistas, modernas e contemporâneas. Nas paredes do Guggenheim você encontra e se emociona com quadros de Piet Mondrian, Pablo Picasso, Amadeo Modigliani.

Ambos os museus cobram a entrada e estão sempre cheios, então vale a pena chegar cedo para conseguir apreciar a visita com calma e não perder muito tempo em filas enormes. É importante se programar também, uma vez que o Met abre todos os dias da semana, mas o Guggenheim só abre de domingo à quarta.

elenara

 

Para completar o sopro de arte que corre pelos arredores da 5ª Avenida, no Chelsea, bairro próximo ao Upper East Side (que abriga o Central Park, Met e Guggenhein) você encontra mais de 200 galerias de arte independente, de jovens e talentosíssimos artistas contemporâneos.

 

Solomon R. Guggenheim
1071 Fifth Avenue, NYC
www.guggenheim.org

Metropolitan Museum of Art
1000 Fifth Avenue, NYC
www.metmuseum.org