Guia do Roteiro: Como tirar o passaporte?
  • 18
  • 08

Planejar uma viagem também significa tirar um tempinho para as coisas que não são tão legais quanto escolher os passeios e fazer as malas. Uma delas é solicitar o passaporte. Se você está planejando ir para qualquer lugar fora da América do Sul (com exceção das Guianas), vai precisar dele. Este é o documento mais importante da sua viagem, pois é com ele que você será identificado em qualquer lugar do mundo.

Desde 2010, aqui no Brasil, um novo tipo de Passaporte Eletrônico já está sendo emitido. Ele é mais seguro e com um chip inserido na capa contendo todas as suas informações pessoais. Para facilitar sua vida, e acabar com o fantasma da burocracia dos passaportes, trouxemos algumas dicas preciosas de como solicitar o seu.

 

As informações abaixo são válidas para o passaporte comum, emitido para cidadãos brasileiros, maiores de 18 anos. Se esse não é o seu caso, informe-se através do site da Polícia Federal.

 

Este texto faz parte do guia Sua Viagem, no qual você encontra dicas e informações valiosas para planejar a viagem dos sonhos. Confira os outros tópicos clicando aqui.

 

“Por onde eu começo?”

 

Para começar, você precisa preencher o formulário de solicitação no site da Polícia Federal e, em seguida, emitir a Guia do Recolhimento da União, mais conhecida como GRU.

É um boleto simples. Como emití-lo? Assim:

 

1° – Entre no site da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/

2° – Do lado esquerdo da sua tela, em Serviços, clique na opção Passaporte. Depois, selecione Requerer Passaporte. Você também pode clicar no link abaixo e ir direto para essa sessão. 😉 http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

3° – Clicando em Emissão do Passaporte, uma nova aba se abrirá. (Se você estiver fazendo isso de um Mac, é provável que uma notificação de segurança apareça. Não se preocupe, isso é normal. Clique em “Advanced” e depois em “Proceed to).

4° – Preencha as informações necessárias e emita a GRU. Ela deverá ser paga e apresentada no posto da Polícia Federal escolhido por você no formulário. Alguns postos precisam de agendamento prévio, algo que pode ser feito pelo próprio site.

 

Dica Refresh: Escolha a unidade da Lapa, em São Paulo, pois as filas são menores e os procedimentos mais ágeis. O processo de apresentar os documentos e tirar foto não dura mais do que 30 minutos.

 

“Ok, a parte online eu já fiz. E agora?”

 

Separe a documentação que será apresentada na Polícia Federal, junto com o comprovante de pagamento da GRU.

 

Os documentos necessários são:

 

 

  • Documento de identificação;

 

Pode ser o RG, a carteira nacional de habilitação ou a carteira de trabalho.

 

  • Título de eleitor original com o comprovante de votação da última eleição;

 

Caso não tenha o comprovante, uma declaração de quitação eleitoral é aceita. Para solicitá-la, basta acessar o site da justiça eleitoral. Clique aqui.

 

  • CPF

 

Se o CPF estiver cadastrado no RG, não é necessário levá-lo.

 

Extra:

 

Casados ou divorciados devem apresentar a certidão de casamento.

 

Crianças menores de 12 anos devem apresentar a certidão de nascimento.

 

Crianças até 18 anos podem utilizar o CPF dos pais.

 

Homens de 19 a 45 anos DEVEM comprovar a quitação com o serviço militar.

 

Como já falamos, a fotografia é tirada no próprio posto da Polícia Federal, junto com o recolhimento dos documentos e o cadastramento das suas digitais. Depois disso, você receberá um protocolo indicando o dia e horário em que deve voltar para pegar o passaporte pronto.

 

“E quanto tempo demora?”

 

Menos de uma semana. A previsão, geralmente, é de 6 dias úteis.

 

Se você tem mais de 18 anos, felizmente, só vai precisar fazer isso de novo depois de uma década, pois é o tempo de validade do passaporte. Este período pode variar conforme a idade do solicitante:

 

0 a 1 ano incompleto | Validade: 1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos | Validade: 2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos | Validade: 3 anos

3 anos completos a 4 anos incompletos | Validade: 4 anos

4 anos completos a 18 anos incompletos | Validade: 5 anos

 

“Ok, entendi tudo, mas prefiro que uma empresa faça isso por mim. É possível?”

 

Fique tranquilo, é possível! Algumas empresas são especializadas em preparar a sua documentação, fazer o cadastro no site da Polícia Federal e agendar a data e horário. Mas claro, quem deverá ir até lá ainda é você.

 

Se você estiver em São Paulo:

 

Expresso Vistos

http://www.expressvistos.com.br/

 

Despachatur

http://www.despachatur.com.br/

 

Grupo Bernardini

http://www.bernardini.com.br/

 

Schultz

http://www.schultz.com.br/

 

Se você estiver no Rio de Janeiro:

 

Neuza Despachante

http://www.neuzadespachante.com.br/

 

Schultz

http://www.schultz.com.br/

 

Fast Vista

http://www.fastvisa.com.br/

 

Em todo Brasil:

 

S2 Vistos

http://www.s2vistos.com.br/

 

Depois que o passaporte estiver pronto, você poderá solicitar o visto, algo muito importante na viagem para alguns países. Confira aqui os países que exigem o documento. No próximo texto você confere as nossas dicas para solicitação do visto. Fique de olho e até a próxima! 🙂

Comentários (0)

Deixe um comentário

Você tem algo a acrescentar sobre este tema? Comente sobre!.
More News
  • 18 ago 2016
  • 0
Depois das dicas sobre como tirar o seu passaporte (veja aqui), hoje vamos descomplicar outro importante companheiro da sua viagem: o visto. Ele é a...
  • 1 fev 2018
  • 0
A Vila Madalena é a cara do carnaval de São Paulo. Por muito tempo, para curtir a festa de rua, os foliões tinham que ir...
  • 5 fev 2016
  • 0
Um roteiro imperdível para ver São Paulo através da arte urbana