Guia do Roteiro: Como tirar visto?
  • 18
  • 08

Depois das dicas sobre como tirar o seu passaporte (veja aqui), hoje vamos descomplicar outro importante companheiro da sua viagem: o visto. Ele é a garantia da sua permanência legal em um país e evita que você seja surpreendido por policiais e deportado (por que sim, isso pode acontecer).

 

Aqui falaremos apenas sobre os vistos turísticos, ideais para quem vai fazer uma viagem de férias ou pretende passar um curto período de tempo em outro país. É importante lembrar que esse é apenas um dos diversos tipos de vistos que existem e que cada um possui a sua finalidade. Você não pode, por exemplo, trabalhar tendo um visto turístico. Isso te faria um imigrante ilegal, sujeito a não poder voltar àquele país por um bom tempo. Por isso, sempre preste atenção em todas as leis que envolvem turistas no destino que você escolheu. 

 

Neste texto ensinamos como tirar o visto para o destino mais comum e procurado pelos brasileiros, os Estados Unidos. Confira:

 

Primeiro passo:

 

Você precisará preencher um formulário online, o DS-160, que pode ser encontrado no site do Departamento de Estado americano (antes de acessá-lo, não se esqueça de escolher a cidade de sua preferência para a entrevista). Primeiro, você responderá perguntas pessoais como o seu nome, sobrenome, estado civil, nacionalidade e endereço. Depois, você deverá responder algumas questões mais específicas, como o dia que pretende chegar aos Estados Unidos, qual o propósito da sua viagem e qual será o seu endereço enquanto estiver por lá.

 

Segundo passo:

 

Sua solicitação tem um custo (U$160,00) e deve ser pago por meio do cartão de crédito ou boleto bancário. Se você tem pressa em agendar a entrevista, sugerimos que faça o pagamento com cartão de crédito, já que o boleto bancário precisa de alguns dias para ser compensado.

 

No site oficial da Missão Diplomática dos Estados Unidos, encontramos as instruções referentes a taxa e ao agendamento da entrevista. Confira:

 

  1. Acesse o site de agendamento: https://ais.usvisa-info.com/en-br/niv ou ligue para o Call Center usando um dos números locais.
  1.  Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.
  2.   Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com o visto.
  3.   Pague a taxa do visto (MRV).  Ela pode ser paga com cartão de crédito através             da internet ou telefone. Os solicitantes também podem pagar a taxa de visto através de boleto bancário. Importante: Se a taxa for paga por boleto bancário, é necessário aguardar a confirmação do pagamento antes para que o agendamento possa ser efetuado.
  4. Agende seu comparecimento ao CASV e sua entrevista no Consulado, caso seja      necessária. Os agendamentos podem ser efetuados online através do site, do Call Center ou Skype.

 

Terceiro passo:

 

No dia agendado para a coleta das suas digitais e fotografia, não se esqueça de levar o passaporte atual, o visto antigo (se houver) e a página de confirmação do DS-160.

 

Último passo:

 

Compareça à entrevista da Embaixada (ou Consulado) apresentando o passaporte e um outro documento de identificação.

Os vistos ficam prontos em até 10 dias úteis, mas você pode acompanhar a sua solicitação no site: https://ceac.state.gov/CEAC/.

Com passaporte e visto em mãos, é hora de comprar as passagens. Confira no próximo texto os cuidados que devemos tomar antes de fazer a compra e outras dicas valiosas. 😉

Comentários (0)

Deixe um comentário

Você tem algo a acrescentar sobre este tema? Comente sobre!.
More News
  • 6 nov 2016
  • 2
As melhores dicas pra curtir a cidade mais cosmopolita do mundo
  • 22 ago 2017
  • 0
“SERRA, MAR E VINHO” É O EVENTO OFERECIDO NESTE FINAL DE SEMANA PELO HOTEL MAUI JUNTO COM O RESTAURANTE GUATÓ EM MARESIAS   O Hotel Maui é a...
  • 1 fev 2018
  • 0
A Vila Madalena é a cara do carnaval de São Paulo. Por muito tempo, para curtir a festa de rua, os foliões tinham que ir...