Ma che bella Roma! Parte II
  • 26
  • 05

A capital da Itália é uma das cidades que melhor define a expressão “museu à céu aberto”

 

 

Outras cidades, como Paris, também são conhecidas por seus monumentos e lugares históricos, mas Roma é literalmente construída ao redor de ruínas milenares, imensas esculturas (feitas por artistas como Bernini, Borromini e Gainaldi) adornando fontes e igrejas que guardam verdadeiros tesouros de diversas épocas. Pelo volume e riqueza de obras históricas, vale a pena montar um roteiro de pelo menos sete dias na cidade, para ver tudo com calma e ainda por cima poder se perder caminhando pelas ruelas tortas que encantam a qualquer um com a arquitetura das casas e sobrados antigos em tons terracota com vasinhos de diversas flores nas janelas. A luz de Roma também é algo especial. Parece que o sol brilha mais dourado por lá, deixando tudo mais romântico e poético.

 

Começando o passeio pelos pontos mais turísticos, é imprescindível visitar as ruínas da Roma antiga e seus arredores que contam com construções monumentais como o Monumento Nacional a Vitor Emanuel II, em honra ao primeiro rei da Itália, considerado o pai da pátria italiana. O prédio é todo feito de mármore branco e tem mais de 80m de altura! É possível ter uma visão privilegiada de Roma no elevador panorâmico instalado no monumento em meados de 2007. Seguindo na mesma rua, você já avistará as ruínas do Fórum Romano, relíquias reais do imperio milenar que guarda exatamente no mesmo local pedaços de onde o comércio central da cidade ocorria. /Dica Refresh: Se você for comprar o ticket que dá acesso à visita por dentro das ruínas, vale a pena combinar o dia para visitar o Coliseu, uma vez que o ingresso dá acesso a ambos os monumentos.

 

Como o nome já diz, o anfiteatro símbolo do império romano é realmente colossal.

Fonte: Click Escolar

 

 

Originalmente com uma lotação de aproximadamente 50 mil pessoas, o Coliseu assusta por sua imponência, significado e grandiosidade. Vale muito a pena pagar alguns euros e comprar o audio-guide (que conta com a opção de Português de Portugal) e aproveitar o passeio conhecendo detalhes de cada pedaço do monumento. Ou então, opte por uma visita guiada, sendo possível visitar o subterrâneo e o topo do monumento com um guia que explicará todo o contexto histórico de como o Coliseu funcionava. Seguindo pela Via Dei Cherchi, você chegará a Piazza della Bocca della Verità, na Basílica de Santa Maria in Cosmedin, onde está localizada a famosa escultura “La Boca della Verità”, com a máscara de Tritão toda feita em mármore. A lenda diz que a escultura tem o poder de morder os dedos do mentiroso que se atreve a colocar a mão na boca retratada na obra. A Boca da Verdade ficou bem famosa após a gravação do filme A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953), com Audrey Hepburn e Gregory Peck, e depois o filme Só Você (Only You, 1994), com Robert Downey Jr. e Marisa Tomei recriando a clássica cena.

 

Seguindo o passeio pela cidade eterna, Roma é cheia de praças e fontes verdadeiramente históricas. As imperdíveis são a Piazza Navona, que conta com esculturas de Bernini e Borromini, o Campo de Fiori – aonde acontece um dos maiores mercados a céu aberto de Roma (exceto aos domingos), a Piazza di Spagna que abriga a Fontana della Barcaccia, aos pés da Igreja Trinità dei Monti e, é claro, a Fontana Di Trevi.

 

Com mais de 25 metros de altura e mais de 250 anos de idade, a Fontana di Trevi é a mais esplendorosa das fontes em Roma. Talvez a construção barroca mais ambiciosa da cidade, a fonte passou, recentemente, por uma das maiores reformas de sua vida (17 meses), reabrindo no dia 3 de novembro de 2015 com um novo sistema que não danificará seu mármore e uma nova versão de sua iluminação. O monumento é dos mais tradicionais em Roma, então a visita é obrigatória – tanto de dia quanto à noite. Situada bem no cruzamento de três grandes vias, a fonte é repleta de lojas, restaurantes e docerias ao seu redor. Aproveite para tomar um maravilhoso gelato enquanto aprecia a beleza infinita desse monumento (e jogue uma moedinha para garantir a sua volta!).

 

Caminhando alguns minutos da Fontana, você chegará ao Pantheon, outro monumento gigantesco bem no meio da cidade. Construído como um templo dedicado aos deuses romanos, lá estão abrigados nas paredes afrescos originais de diversos pintores italianos e o sarcófago do grande artista Rafael. A entrada é gratuita, vale muito a pena, e é caminho para outros pontos turísticos como a Piazza Navona ou o Campo di Fiori. Assim como em Paris, não é necessário alugar um carro para conhecer bem Roma. É possível conhecer bem a cidade a pé e para os locais mais distantes, as linhas de ônibus e metrô são bem confortáveis e atendem as necessidades.

 

Crédito: Getty Images

 

Outro clássico de Roma é a comida. Essa é a cidade em que você consegue aproveitar uma refeição saborosa até nos locais mais improváveis, como o aeroporto! Nos arredores do centro histórico da cidade, é possível encontrar pequenos restaurantes tradicionais que oferecem os melhores pratos de pasta, carnes, entre outras delícias da culinária italiana e mediterrânea. Quando visitar a Fontana Di Trevi, por exemplo, recomendamos as Osterias – não, não é um restaurante especializado em ostras! O nome é uma derivação do latim de hospite, que significa hóspede e hospitalidade. E é exatamente isso que você encontrará nestes estabelecimentos: a tradução em comida da hospitalidade, calor e simpatia do povo italiano. 

 

Dica Fresh: recomendamos a super tradicional Hostaria Romana – que conta com um dos melhores Capretto Arrosto (cabrito assado) e antipastos da cidade!

 

Mas não é só de comida e história que se vive em Roma! Ok, é em grande parte isso mesmo, mas é possível aproveitar algumas das Vias mais famosas da cidade para algumas comprinhas também! A Via Dei Condotti é o centro da moda, lá você encontra filiais da Dior, Valentino, Jimmy Choo, Prada, Dolce & Gabbana, Trussardi, Salvatore Ferragamo entre muitas outras, e tudo com as tendências locais!

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Você tem algo a acrescentar sobre este tema? Comente sobre!.
More News
  • 6 nov 2016
  • 2
As melhores dicas pra curtir a cidade mais cosmopolita do mundo
  • 5 fev 2016
  • 0
Um roteiro imperdível para ver São Paulo através da arte urbana
  • 1 fev 2018
  • 0
A Vila Madalena é a cara do carnaval de São Paulo. Por muito tempo, para curtir a festa de rua, os foliões tinham que ir...