10 lugares para conhecer São Paulo através dos sabores
  • 16
  • 01

Quando uma cidade como São Paulo comemora aniversário, a data não pode simplesmente passar em branco. A capital financeira do país completa 464 anos no dia 25 de janeiro e se você, assim como a gente, ama tanto esta cidade vai querer sair para comemorar.

Pensando nisso, separamos dicas de lugares que além de servirem uma boa gastronomia estão localizados em verdadeiros pedaços da história paulistana.  São espaços que contam parte da trajetória dessa cidade cosmopolita e que proporcionam uma viagem não só pela informação, mas pelos sabores que construíram São Paulo.

1. Dona Onça // Copan

Aos pés de um dos marcos da arquitetura brasileira, o edifício Copan do arquiteto Oscar Niemeyer, o restaurante Dona Onça é um dos lugares mais badalos do centro da cidade. Com uma gastronomia tipicamente brasileira, assinada pela chef e proprietária Janaina Rueda, o ambiente respeita o projeto inicial: as típicas pilastras e janelas de vidro. Arrojado, o Dona Onça oferece uma noite agradável, saborosa e uma verdadeira experiência arquitetônica sob as curvas do Copan.

2. Terraço Itália // Edifício Itália

No topo do edifício Itália, o restaurante oferece uma das vistas 360 graus mais impactantes da cidade. Mas não é só pela vista e excelência da comida que o Terraço Itália está em nossa lista. O prédio é também um marco da imigração italiana em São Paulo. Nos anos pós-guerra, o Brasil era um país promissor para muitos jovens italianos construírem uma nova carreira. É deste movimento histórico que surgem os traços ítalo-brasileiros de diversas regiões de São Paulo e o Terraço Itália é um marco desta união. Você é descendente de italianos? Que tal comemorar seus antepassados neste lugar histórico?

 

3. Riviera // Paulista e Consolação

Ponto de efervescência cultural na década de 70, o Riviera Bar foi refúgio de muitos intelectuais e artistas durante a Ditadura Militar. Foi lá que o cartunista Angeli criou a icônica Rê Bordosa! A personagem dos quadrinhos é pura inspiração nas mulheres que frequentavam o local. Foi também por lá que Jorge Mautner compôs alguns versos da música Maracatu Atômico. Não à toa o Riviera fica localizado num ponto estratégico: bem na esquina da Av. Paulista com a Consolação, em frente ao também histórico Cine Belas Artes.


4. Arcos // Theatro Municipal

São Paulo é a cidade da novidade. Por isso, vamos incluir na lista um lugar que será inaugurado em breve: o Bar Arcos. Localizado no subsolo do Theatro Municipal, o projeto do empresário Facundo Guerra, do Grupo Vegas, deve abrir ainda no primeiro semestre de 2018. O nome diz respeito à arquitetura do espaço, cheio de arcos com tijolos aparentes datados de 1911, época da construção do prédio. O Arcos será um forte concorrente dos bares da cidade e a carta de drinks será assinada pelo mixologista Kennedy Nascimento.

 

5. Rede Santinho // Theatro Municipal, Museu da Casa Brasileira e Instituto Tomie Ohtake

Para saborear as delícias da chef Morena Leite, você não precisar ir ao Capim Santo, seu restaurante original. Morena conseguiu unir suas duas paixões: arte e gastronomia. Atualmente, os restaurantes da rede Santinho estão nos principais espaços culturais de São Paulo. Você pode degustar o menu da chef em lugares como o Theatro Municipal, o Museu da Casa Brasileira e o Instituto Tomie Ohtake. O estabelecimento está presente nos três endereços e, apesar de ser uma rede, a qualidade do bufê é imprescindível. O Santinho é vencedor na categoria bufê do prêmio “Comer & Beber 2014/2015”, promovido pela revista Veja SP.

6. Mercado Municipal

Falar de comer bem em lugares tradicionais de São Paulo e deixar o Mercadão de fora é uma ofensa que nossa aniversariante não merece receber. Mesmo famoso, o espaço possui tantas opções que é quase impossível não descobrir uma coisa nova à cada visita. Todo passeio por lá é garantia de boa comida!

 

Foto de Dayvison Freitas

 

7. Bar Brahma // Cruzamento da Ipiranga e São João

Caetano Veloso eternizou o centro de São Paulo quando cantou: “alguma coisa acontece no meu coração quando cruzo a Ipiranga e a Av. São João”. É nesta esquina, a mais famosa de São Paulo, que o Bar Brahma está localizado desde a década de 40 com um dos melhores chopes da cidade e uma diversidade de shows. O estilo principal? MPB, é claro. O centro é apaixonante e talvez esteja na hora de você entender o que SP é capaz de fazer com o coração de Caetano e de todos nós.

 

8. Café Girondino // Centro

O Café Girondino, um pedaço da antiga São Paulo, ainda vive com decoração da primeira metade do século passado e em frente ao Mosteiro de São Bento. De lá, pode-se ouvir os sinos anunciando a missa. A fama do cardápio fica por conta do croquete de carne que, dizem os conhecedores, é o melhor da cidade. O cafezinho é no ponto, assim como os sanduíches e comidas.

 

9. Roperto // Bixiga // Cantina Italiana

Mais um fruto da imigração ítalo-brasileira, o bairro do Bixiga é lotado de cantinas e de marcas dessa união. A Rua 13 de Maio é referência na cucina italiana pela quantidade de restaurantes e um deles se destaca: o Roperto. Desde 1942, a casa figura no mesmo endereço com receitas passadas de geração em geração desde a chegada da família ao Brasil. São mais de vinte tipos de massa a serem combinadas com diferentes molhos. Além da famosa Perna de Cabrito, o Filé à Parmigiana e o Fusilli ao Sugo são pratos que ganharam a preferência dos clientes.

 

10. Restaurante Iulia// Jockey Club

O Jockey Club de São Paulo é sem dúvida um ponto turístico da cidade. Nada melhor do que, depois de assistir uma corrida de cavalo, apreciar novas experiências gastronômicas. O restaurante Iulia está lá para isso: terminar ou começar o passeio com as delícias dos irmãos Rodrigo e Ricardo Lima. O espaço também proporciona uma vista incrível de São Paulo.

 

Acha que ficou faltando algum lugar na nossa lista ou tem informações a acrescentar sobre os lugares que já citamos? Deixe sua sugestão aqui nos comentários e quem sabe fazemos um vídeo sobre.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Você tem algo a acrescentar sobre este tema? Comente sobre!.
More News
  • 26 maio 2017
  • 0
A capital da Itália é uma das cidades que melhor define a expressão “museu à céu aberto”
  • 16 jan 2018
  • 0
Quando uma cidade como São Paulo comemora aniversário, a data não pode simplesmente passar em branco. A capital financeira do país completa 464 anos no...
  • 18 out 2017
  • 1
COM VISTA PRIVILEGIADA, NOVO ESTABELECIMENTO TRAZ REQUINTE À COMIDA DE BOTECO   O bairro do Morumbi  acaba de receber um bar rooftop para atrair o público que...